5 mitos sobre o currículo que podem prejudicar sua imagem -

Talentos de alta performance
fazem a diferença!

5 mitos sobre o currículo que podem prejudicar sua imagem

Autor: Nathaly Bispo

A tarefa de montar um bom currículo pode parecer assustadora pra muita gente: ninguém quer quebrar alguma regra e perder um ótimo trabalho. Porém, muitos se perguntam por onde devem começar ou o que é relevante para o recrutador.

Fique atento aos 5 erros abaixo, descritos pela especialista em postura e desenvolvimento de carreira Luciana Khoffi, para acertar na hora de elaborar o currículo.

Mito n°1: Devo preenchê-lo com todo tipo de informação

É comum querer um currículo que exponha todas as suas experiências posteriores, para comprovar suas qualidades. Por esse motivo, muitos candidatos também pecam ao destacar fatos que nada têm a ver com o cargo que deseja concorrer.

Em primeiro lugar, defina qual é o seu objetivo profissional e selecione apenas suas habilidades e experiências que ajudarão a desempenhar o posto escolhido. Isso chama a atenção do empregador e melhora suas chances de chegar ao próximo passo, que é a entrevista.

Mito n°2: Quanto mais extenso, melhor

O fundamental é que toda a informação seja relevante para o trabalho para o qual você está se candidatando. A última coisa que um recrutador quer é ter de procurar o que realmente importa no meio de um monte de informação desnecessária.

Seu currículo não pode ter mais de uma página. Inclua as informações mais importantes de uma forma mais clara e concisa possível.

Mito n°3: Não posso colocar experiências curtas demais

Isso pode ter sido verdade no passado, mas, nos dias de hoje, é definitivamente um mito. Hoje o tempo de permanência nas empresas é muito menor do que há 20 anos. Sabendo disso, os recrutadores já esperam encontrar lacunas nos currículos, particularmente em candidatos mais jovens.

Mito n°4: É um documento que deve ser igual para todas as vagas que me candidatar

Quando você está se candidatando para trabalhos diferentes e empregadores distintos, você precisa de currículos focados para atender cada um deles. Direcione seus currículos com base em suas áreas de atuação e funções de trabalho.

Mito n°5: Tenho que incluir apenas experiências profissionais

Se você é jovem e inexperiente, ou está há muito tempo desempregado, invista em cursos relevantes, experiências com voluntariado e participação em ações em prol da comunidade. As empresas entendem que, se o candidato possui esse tipo de filosofia, de valorizar as questões sociais sem nenhum tipo de retorno financeiro, ele tem habilidades valiosas, como paixão pela profissão que exerce e integridade.

Fonte: 5 mitos sobre o currículo que podem prejudicar sua imagem | Portal Carreira & Sucesso

Assuntos mais buscados