Fui demitido. E agora? -

Talentos de alta performance
fazem a diferença!

Fui demitido. E agora?

É segunda-feira, você sai de casa cedo, como todos os dias, e chega à empresa para mais uma semana de trabalho. Após algumas horas é chamado para uma reunião onde recebe uma notícia inesperada: está demitido.

A cena, temida por qualquer profissional, tem se tornado bastante comum em Blumenau e nas empresas de todo o país, devido ao aumento do  índice de desemprego. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), dos atuais 6,8%, o Brasil passará a ter uma taxa de desemprego próxima de 7,3% até o ano de 2017.

Apesar de ser uma situação difícil, a demissão representa também uma oportunidade para o profissional repensar à sua carreira.  Por isso, a equipe de Headhunters da Keeptalent separou algumas dicas que vão ajudá-lo a se preparar para a busca de uma nova oportunidade de emprego.  Confira:

- Absorva a notícia com calma. Não saia apressado à procura de uma nova vaga de emprego. Relaxe e prepare-se da melhor maneira possível para prospectar o mercado.

- Aproveite o tempo que tem à sua disposição para ler tudo o que puder sobre o mercado e busque novas informações para o seu currículo, através de cursos específicos para a sua área de atuação. 

- Com relação à sua vida pessoal, revise e negocie o orçamento mensal de suas despesas com a família. A dica é reduzir as despesas em pelo menos 30%.

- Não tenha vergonha de comunicar aos amigos, familiares e conhecidos que está à procura de uma nova vaga de emprego.  Explique a sua atual situação, fale o que motivou a sua saída e deixe claro que está disponível no mercado.

Após estas medidas, é preciso se preparar para buscar uma nova oportunidade em agências e sites de emprego.  O cenário econômico atual exige rápida reação. Quanto maior for o tempo afastado do mercado, menores são as chances de recolocação. 

Outplacement

Para os profissionais que precisam de auxílio neste momento de reinserção no mercado de trabalho em Blumenau e Santa Catarina, a Keeptalent oferece o serviço de Outplacement, que consiste em receber o profissional, ouvir suas necessidades e orientá-lo nos diversos aspectos de transição de sua carreira.

Através deste serviço, a Keep atua na identificação do potencial do profissional e na adequação dele ao mercado de trabalho. O programa acontece em duas fases, sendo a primeira com um atendimento personalizado, com aplicação de ferramentas de análise comportamental QUANTUM; devolutiva e análise do mapa comportamental;  elaboração de entrevista simulada e feedback desta entrevista; e confecção de Currículo em conjunto com o assessorado, visando destacar os diferenciais do seu perfil.

Após esta fase, inicia a prospecção do mercado, onde a equipe de Headhunters da Keeptalent auxilia o profissional a montar uma estratégia de prospecção de oportunidades;  faz o envio do currículo do Assessorado para o mailing list da Keep; envia o Currículo para outras empresas de seleção, e auxilia na busca de vagas não trabalhadas pela Keeptalent, divulgadas em jornais, web e sites específicos.

Fale conosco

Se você foi demitido e está em busca da sua reinserção ao mercado de trabalho, entre em contato conosco através do telefone 3340-8088 ou pelo e-mail atendimento@keeptalent.com.br para saber mais sobre nosso trabalho de Outplacement e demais serviços oferecidos pela Keeptalent em Blumenau e região.  

 

Assuntos mais buscados