Networking? Como melhorar? -

Talentos de alta performance
fazem a diferença!

Networking? Como melhorar?

Além de beneficiar indistintamente a todos que o praticam, o networking proporciona bem-estar aos que fazem parte do ciclo de relacionamentos. Confira algumas dicas para melhorar o networking.

Defina metas:

Se tiver tempo disponível, proponha-se a conhecer um novo contato por semana. Outra estratégia interessante é mapear quem são as pessoas importantes no seu segmento e fazer uma lista com as conexões que você precisa estabelecer. Este é um bom ponto de partida para começar a buscar caminhos para chegar até elas.

Comprometa seu tempo :

Profissionais introvertidos estão acostumados a deixarem oportunidades de relacionamento passarem. Uma maneira de evitar que isso aconteça é comprometer o tempo e marcar encontros durante cafés da manhã ou almoços. Essa prática, quando incluída na rotina diária de negócios do profissional, torna mais fácil a criação de uma rede de relacionamentos e o desempenho social. Uma rápida saída para um cappuccino pode render frutos e informações valiosas.

Circule cada vez mais:

Crie chances de conhecer profissionais sem compromisso. Saia do seu escritório, circule em outros andares da empresa, participe dos eventos corporativos internos e vá aos encontros e seminários do seu mercado. Certamente na sua área de atuação há diversos eventos e muitos abertos. Quanto mais circular, mais o ato de conhecer profissionais se tornará algo natural e corriqueiro. Aí você estará pronto para agir com naturalidade quando houver pressão envolvida.

Maximize as ferramentas de sua rede social :

É interessante maximizar conexões de suas redes, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Yammer. Em todos, há grupos que estão ligados aos seus interesses, pessoais e profissionais. Pode ser a porta de entrada para novas oportunidades.Esteja certo de que seu perfil estará sempre atualizado e com as informações que forem necessárias. Mesmo que você já tenha passado por diversas organizações, não há necessidade de listar o histórico de forma individual. Seja claro e objetivo.

Saiba como se posicionar:

Certamente, um profissional tem um rol de competências e realizações amplas. Uma vida inteira de trabalho, conquistas e histórias para contar. Mas, num primeiro contato não adiantar apresentar os “n” lados de quem você é. Além de tornar difícil a compreensão do seu perfil profissional, pois nem sempre temos uma carreira coerente e linear, é muita informação para um breve momento. Por isso, é necessário ter em mente qual mensagem é necessária transmitir naquele primeiro contato - e que pode ser o único. Adotar uma posição garantirá uma comunicação mais eficaz.

Claro que o relacionamento profissional não se define e se mantém só com uma boa impressão no primeiro contato. É importante, mas fazer contatos é só o primeiro passo. Enfim, busca-se com a prática do networking mais que uma base larga de contatos com o mercado. O grande desafio é conseguir se manter relevante, lembrado, conferido e indicado. E o caminho para isso é justamente a prática inversa. Buscar dar relevância, lembrar, conferir e indicar o próximo. Essa é a verdadeira prática do networking. Ao servir e ajudar as pessoas estaremos sendo por elas servidos e ajudados.

 

Fernanda Meneghelli

 

Referencias:

http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/noticias/8-dicas-para-melhorar-o-seu-networking/

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-maneiras-de-melhorar-seu-networking

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/5-dicas-para-fazer-um-bom-contato-e-melhorar-seu-networking/68685/

http://www.webaula.com.br/index.php/pt/acontece/noticias/2980-7-dicas-para-melhorar-o-seu-networking

Assuntos mais buscados