Empresas contratam pelo conhecimento, mas demitem pelo comportamento -

Talentos de alta performance
fazem a diferença!

Empresas contratam pelo conhecimento, mas demitem pelo comportamento

Dinamismo, excelente postura, resiliência, boa comunicação, facilidade de relacionamento interpessoal, pró-atividade, criatividade para promover melhorias, e potencial para evolução.

Estas são as principais características que os recrutadores de grandes corporações buscam em seus profissionais, porém, durante um processo seletivo nem sempre é possível identificar estes aspectos comportamentais, e o que acaba pesando na hora da contratação geralmente são os conhecimentos técnicos do candidato.

É comum encontrar profissionais talentosos, com altas habilidades técnicas, que são contratados pelo excelente currículo, mas acabam sendo demitidos, pois não conseguem lidar com pessoas ou não sabem se expressar de forma adequada.

Para Franciele Hillesheim, psicóloga integrante da área de Gestão de Pessoas / Desenvolvimento Organizacional da Dudalina, é preciso mudar esta cultura de contratação. “Os conhecimentos técnicos são importante e precisam ser avaliados, mas é preciso saber mapear os principais valores do candidato antes mesmo da sua contratação, e essa mudança somente ocorrerá quando a equipe de recrutamento estiver capacitada para realizar uma entrevista baseada nos valores da empresa”, opina.

Para que haja uma mudança no processo seletivo e as empresas alcancem mais eficiência em suas contratações, Franciele sugere que é preciso que os líderes tenham como foco principal a tarefa de desenvolver as pessoas. “Quando os líderes desenvolvem suas equipes, eles conseguem mudar um comportamento inadequado e ter melhor aproveitamento daquele profissional que foi contratado pela sua competência técnica. Precisamos de líderes com mais olhar de liderança e menos de gestão. É preciso treinar o conhecimento técnico da equipe, mas nunca se esquecer de educar seus comportamentos”, sugere.

Desenvolva suas capacidades comportamentais

São muitos os aspectos comportamentais que podem influenciar em uma contratação ou demissão. Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, ou almeja um cargo de liderança em sua empresa, busque desenvolver suas capacidades comportamentais, além das aptidões técnicas.

Ter empatia, automotivação, ser sociável, ter capacidade de adaptação, disponibilidade para deslocar-se, ter flexibilidade, ser discreto, saber ser assertivo, saber canalizar emoções, controlar impulsos, e persistir diante de frustrações são características que possuem alto valor dentro das organizações.  Não se atentar para estas atitudes compromete não só a sua atuação como profissional, como também o bom funcionamento de sua equipe de trabalho.

Existem no mercado alguns testes de análise comportamental que ajudam a entender o seu perfil, pontos de destaque e pontos limitantes, e a partir deste autoconhecimento é possível buscar desenvolvimento.

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Fonte: Equipe Keeptalent

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