Seleção natural no mercado de trabalho -

Talentos de alta performance
fazem a diferença!

Seleção natural no mercado de trabalho

Nestes tempos bicudos de aumento do desemprego tenho conversado com muitos profissionais que foram demitidos ou estão muito preocupados em perder o emprego em breve. A maioria me pergunta o que fazer para se proteger e evitar ser demitido ou se o for, como se recolocar rapidamente.

No mercado de trabalho funciona a mesma seleção natural que acontece na natureza, os mais preparados têm muito mais chance de sobreviver. As empresas só abrirão mão dos seus talentos em últimas circunstâncias.

Talento com alto desempenho não aparece por acaso. É fruto de empenho, dedicação e ações de longo prazo. Sabe para quem sempre tem as melhores vagas: Quem investe numa boa formação acadêmica e/ou no pós de primeira linha. Conhece bem seu idioma e mais uma ou duas línguas estrangeiras. Quem cuida da sua network sempre e não somente quando quer algo em troca. Estabelece boas relações, ajuda os outros e desenvolve empatia. Não fica pulando de galho em galho trocando de emprego a cada seis meses por 10% a mais no salário. Tem compromisso com o que está fazendo e esforça-se para fazer o melhor, pensa como dono, busca uma visão do todo. Busca aperfeiçoamento constante, investe seu dinheiro para desenvolver novas competências e valer mais no mercado. Tem curiosidade e vontade de aprender e ensinar. Procura se relacionar bem com parceiros, clientes, colegas de trabalho, com respeito, ética e não fazendo para os outros o que não quer pra si.

Isto tudo leva uma vida para construir e segundos para destruir. Na carreira como vida, a semeadura é livre mas a colheita é obrigatória. A boa notícia é que sempre podemos começar de novo. Você é seu maior capital e a sua carreira é 100% responsabilidade sua, não a delegue a ninguém.

EM 2016, a ABRH SC promove e apoia grandes eventos, que visam capacitar, preparar e conectar os profissionais de recursos humanos. Confira a agenda.

• Concarh 2016, dias 16 e 17 de junho, em Florianópolis.

• Conarh 2016, 15 a 18 de agosto, em São Paulo.

• 8º Fórum de Dirigentes, setembro, em Jaraguá do Sul.

• Prêmio Ser Humano RH, novembro, em Joinville.

Para inscrições e mais informações, acesse www.abrhsc.gov.br

CONECTE-SE AO CONHECIMENTO EM RH

Fonte: A NOTÍCIA

Assuntos mais buscados