Blog
Avalie sua equipe
Assessment: Potencial, Performance e Prontidão
Ao invés de substituir, desenvolva seus profissionais. É mais efetivo, mais barato e traz melhores resultados. Para iniciar o desenvolvimento de qualquer profissional, a melhor forma é avaliar seu potencial e, a partir destas informações, investir na gestão adequada dos seus pontos fortes e daqueles ainda a desenvolver.
Trabalhar o aperfeiçoamento desses profissionais com mais estrutura tem ganhado valor dentro dos negócios. Para isso, são buscados novos instrumentos. Se no passado bastava avaliar QI e depois comportamento, hoje são necessárias ferramentas mais completas, como o Assessment que leva em consideração vários aspectos da vida da pessoa como conhecimento, experiência profissional, vivências pessoais, potencial de aprendizado e características de comportamento.
O Assessment pode ser um instrumento de avaliação poderoso, que leva em consideração um ser humano muito mais integrado e que serve como orientação e direcionamento para acelerar e buscar um objetivo. No Assessment, podem ser percebidos padrões de comportamento repetitivos e de que forma isso tem a ver com a história de vida da pessoa, com suas habilidades e com o meio onde viveu e vive. Além de trazer à luz as habilidades e competências, o Assessment gera muito material para reflexão de comportamento e possibilidades de ajustes
Para um Assessment bem executado é preciso um bom entendimento da cultura do cliente, dos desafios do cargo e também é necessário reavaliar conceitos de três Ps importantes dentro da área de Recursos Humanos: a performance, o potencial e a prontidão.
A performance é medida em relação ao que já conseguimos, olha o passado e refere-se aos papéis e responsabilidade atuais, orientada para metas definidas.
O potencial é medido em relação ao que podemos fazer no futuro; leva em consideração as qualidades inatas do ser humano e que podem ser desenvolvidas, e assim refletem sua provável excelência futura.
A prontidão é a capacidade de performar já em uma determinada posição.
Ter uma compreensão mais correta dessas definições é fundamental, pois um profissional pode, por exemplo, ter potencial, mas não estar pronto para uma determinada posição. Já outro pode até ter a prontidão, em razão dos muitos anos de experiência em que está em um determinado cargo, mas sem ter potencial para acompanhar o crescimento desejado. Por isso a importância de clarear melhor esses conceitos e processos onde eles estão envolvidos. Além disso, também é preciso refletir sobre competências e sobre a definição de talento, aquilo que você faz que ninguém mais faz.
Quer entender melhor todos esses conceitos e saber como o Assessment pode ser um acelerador de desenvolvimento para você e sua equipe?
Participe do Workshop Assessment: Potencial, Performance e Prontidão, com a sócia da Keeptalent, Vanessa Venceslao.
Dia 16 de agosto - 13h30 às 17h
Local: Unisociesc: Rua: Pandiá Calógeras, 272 - Jardim Blumenau
Cada participante receberá gratuitamente uma avaliação
PPA /DISC da empresa Thomas International com leitura coletiva.
Investimento:
Associado ABRH R$ 500,00 - Não Associado R$ 800,00
Em 2 x no boleto ou em até 4 x no cartão de crédito.
Inscrições em:
Compartilhe
Receba nossas vagas pelo WhatsApp: Acesse: Vagas