Blog
Crie novas práticas de seleção
O índice de escassez global de talentos atingiu 75%, em 2022, o maior nível em 16 anos. No Brasil, o percentual foi ainda mais alto que a média global, chegando a 81%, o que coloca o país entre os dez do mundo onde há um maior desafio para preencher as vagas. Os dados são da pesquisa feita pela consultoria ManpowerGroup. A dificuldade para encontrar os profissionais torna ainda mais essencial a realização de uma seleção que seja eficiente para atrair e manter esses candidatos engajados durante todo o processo. A maneira como é construída essa jornada do candidato pode ser fundamental para que ele permaneça até a definição final da escolha para a vaga, por isso fique atento aos seguintes pontos durante os processos de seleção.
Planejamento e cronograma
Para que o candidato tenha melhor compreensão de todo o processo, ele precisa estar bem organizado desde o início, começando por um bom planejamento e cronograma do que vai ser executado. Definida todas as etapas necessárias, estabeleça quais são os requisitos para o preenchimento da vaga, para que não restem dúvidas quando essas informações forem repassadas para os profissionais interessados. Assim, os candidatos também conseguem se organizar melhor para participar de todas as fases e até para analisarem se têm essa disponibilidade para permanecer durante todo o processo.
Jornada do candidato simplificada
Um processo de seleção muito longo e arrastado pode afastar bons candidatos. Procure estruturar as etapas de maneira ágil, para que a definição sobre a escolha do profissional para a vaga aconteça no menor tempo possível. Afinal, em tempos de escassez de talentos no mercado, o interesse de preencher a posição disponível é tanto do candidato quanto da empresa que está a procura do profissional.
Clareza em todo o processo
É preciso mostrar as informações com clareza desde o início do processo para que os candidatos que aplicarem para a vaga realmente estejam alinhados com os critérios estabelecidos para a função. Isso deve começar lá pela descrição do anúncio com detalhes sobre formação e experiência necessárias, e incluir também aspectos relacionados à cultura e valores da empresa que está contratando, para que o candidato logo possa avaliar se está alinhado e não desista depois, no meio do caminho.
Boa comunicação e abertura
Para que um candidato mantenha o interesse durante o processo, ele precisa receber informações sobre o andamento da seleção. E a comunicação deve ser de mão dupla, o recrutador dá informações sobre o processo seletivo e precisa estar disponível para ser contatado pelos candidatos para dúvidas e questionamentos. E aqui um ponto importante é dar retorno para aqueles candidatos que não foram aprovados, pois eles podem participar de futuros processos e quando não recebem resposta ficam com uma péssima impressão da empresa que está selecionando.
Fortalecimento do employer branding
Ter uma marca empregadora forte e que tenha uma imagem coerente com o que de fato acontece dentro da empresa pode ser um fator decisivo para manter os candidatos durante o processo de seleção. Participar de uma seleção para uma empresa reconhecida por boas práticas de gestão de pessoas estimula os profissionais a passar por todas etapas e permanecer ativos e interessados durante todo o processo.
O modo como acontece a jornada do candidato durante um processo seletivo é primordial para que ele passe por todas as etapas necessárias. Então aplique essas orientações na prática e crie uma experiência positiva para os participantes do seu processo seletivo.
A Keeptalent é especializada no serviço de recrutamento e seleção. Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais e entre em contato.
Compartilhe
Receba nossas vagas pelo WhatsApp: Acesse: Vagas